Quando falamos sobre a validade do diesel é necessário levar em consideração que as condições de armazenamento têm grande influência na estabilidade do combustível. Mas será que é possível determinar um prazo fixo duração?
De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a validade do diesel não apresenta nenhum problema durante um período de 30 dias. Pois, a partir deste período, o prazo pode ser alterado em função das condições consideradas adequadas ao armazenamento.
Quer saber mais sobre o assunto? Venha conosco e conheça as principais consequências ao armazenar o diesel de forma incorreta e se previna de perdas prematuras!
Como as condições de armazenamento influenciam na validade do diesel
Você já sabe que a validade do diesel pode ser alterada, a depender das condições de armazenagem.
Dentro deste contexto, os principais focos de preocupação são: oxidação ou degradação por envelhecimento e contaminação por água ou microbiológica.
Isso porque a degradação pode apresentar a formação de sedimentos e materiais insolúveis, que levam à obstrução de filtros e injetores, favorecendo a formação de depósitos no sistema de combustão.
Além disso, a presença de oxigênio e de alguns metais favorecem a oxidação do combustível.
Boas práticas para aumentar a durabilidade do diesel
Ciente das preocupações apontadas no tópico anterior, é importante conhecer as práticas mais recomendadas para se evitar problemas.
Uma delas é a manutenção do tanque cheio. Afinal, com isso, o diesel terá um aumento da sua durabilidade por meio da prevenção do aparecimento de ligas de cobre, bronze, chumbo, estanho, zinco e latão.
Um outro ponto importante é manter o tanque sempre limpo e livre de umidade.
Isso evitará uma série de problemas, pois a ação da água desencadeia a corrosão, comprometendo o desempenho do motor e do sistema de injeção. De quebra, negligenciar a umidade no tanque aumenta ainda a chance de desenvolvimento de microrganismos.
Os microrganismos encontram na água condições ideais para se desenvolverem, formando borras e ficando impregnadas nas peças, causando mau cheiro. A presença de bactérias e de fungos na água no fundo dos tanques também pode induzir processos de biocorrosão.
Outros fatores que influenciam na oxidação e na incorporação de contaminantes são as temperaturas extremas. Por isso, é válido observar a temperatura a que o combustível será submetido, evitando essa exposição tanto em tanques aéreos como subterrâneos.
Quando o diesel apresenta alguma dessas características não deve ser utilizado.
Como prevenir a absorção de água pelo diesel
Algumas medidas preventivas devem ser adotadas na hora de manusear e armazenar o combustível. Como por exemplo:
- Verificar se os tanques e compartimentos de armazenamento e transporte estão secos antes do abastecimento.
- Checar periodicamente a presença de água principalmente no fundo dos tanques.
- Sempre que possível, mantenha os tanques de armazenamento na capacidade máxima permitida para minimizar a presença de oxigênio e vapor d’água.
- Drenar equipamentos e veículos que não serão usados por longos períodos, para evitar o acúmulo de água e a deterioração do combustível.
- Analisar com frequência a amostra de seu combustível para averiguar sua qualidade e a presença de contaminação biológica.
Consequências de utilizar diesel vencido
Durante os 30 dias indicados pela ANP, o combustível apresenta a sua eficácia máxima, após esse período, caso esteja armazenado no tanque, é possível identificar algumas complicações. Que são:
-Aumento do consumo;
-Menor rendimento do motor;
-Obstrução dos filtros;
-Aumento dos gastos com manutenção;
-Corrosão
Assim, fica clara a interferência do combustível na produtividade e faturamento da sua empresa.
Priorizar um produto com qualidade e que siga todos os padrões de exigência da ANP fará toda diferença, pois não adianta ter todos os cuidados e um combustível de péssima qualidade.
Aqui na Welp estamos sempre testando e comprovando todos os atributos necessários para oferecer um diesel eficaz para o seu negócio.