O petróleo e seus derivados são responsáveis por grande parte da economia brasileira. O preço da maioria dos produtos está atrelado a ele, seja de forma direta ou indireta. Para regular e fiscalizar as atividades econômicas da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis, foi criada a ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Origem da ANP
A criação da ANP foi uma das medidas tomadas pelo governo brasileiro, em 1997, para desestatizar e privatizar a indústria de combustíveis no país. Sua criação possibilitou aumentar a competição no mercado e a eficiência na exploração e distribuição dos combustíveis.
A ANP também é responsável por garantir a segurança e a eficiência do setor de combustíveis e proteger os interesses dos consumidores. Com papel importante na arrecadação de receitas, a ANP promove a competição no mercado e a transparência nos preços e na qualidade. Com a ANP, é possível fomentar a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e sustentabilidade do setor de combustíveis no Brasil.
Áreas de atuação da ANP
A ANP atua em várias áreas relacionadas à exploração, produção, transporte, distribuição, comercialização, importação e exportação de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil. Veja o que essas áreas incluem:
- Regulação: regulamentos e normas para as atividades do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, incluindo as regras para a exploração e produção de petróleo e gás. Regulamentos para o transporte, armazenamento e distribuição de combustíveis;
- Fiscalização: inspeções e fiscalizações para garantir que as regulamentações e normas estabelecidas sejam cumpridas. Caso necessário as sanções são aplicadas;
- Licenciamento: emite licenças e autorizações para as atividades de exploração, produção, transporte, distribuição, comercialização, importação e exportação de petróleo, gás natural e biocombustíveis;
- Arrecadação de receitas: arrecada receitas provenientes das atividades do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, incluindo royalties, participações especiais, impostos e outras receitas;
- Defesa dos interesses dos consumidores: à ANP protege os interesses dos consumidores. Garanta a segurança e a eficiência do setor de combustíveis e promove a transparência nos preços e na qualidade dos combustíveis.
O papel principal da ANP é garantir que os combustíveis produzidos e comercializados no Brasil cumpram todos os critérios estabelecidos.
No quesito de qualidade e cumprimento de normas, a Welp se destaca. Em quase 20 anos de mercado, prezamos pela qualidade, desde o primeiro contato com a empresa até o contato após a realização do trabalho. Desde sempre seguimos fielmente as normas estabelecidas pela ANP, afinal, são normas que garantem segurança e qualidade aos nossos clientes.
Entre em contato com nossa equipe e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho.