O motor a diesel é considerado um dos mais econômicos e duráveis do mercado. Apesar de muitos acharem que a diferença desse tipo de motor esteja apenas no combustível utilizado para sua funcionalidade, as características do motor a diesel o diferencia dos motores do ciclo Otto, que funcionam com gasolina, álcool, gás natural ou gás liquefeito do petróleo.
Principais características do motor a diesel
Diferente dos motores Otto, que buscam usar um combustível com alta resistência à detonação, uma das características do motor a diesel é a de que ele funciona com menor detonação. Ou seja, quanto maior o número de cetanas (CN), mais fácil será sua autoignição.
O motor diesel possui ignição por compressão, em que o combustível é injetado na câmara de combustão após o ar ser comprimido, levando o líquido à autoignição. Por isso, o motor a diesel tem uma alta taxa de compressão, o que aumenta sua eficiência.
Uma outra característica do motor a diesel é a da injeção de duto único, que é um dos recursos que proporcionam o aumento da eficiência do motor e da redução de emissões poluentes.
Desvantagens do motor a diesel
A principal desvantagem do motor a diesel é a baixa temperatura do motor e rotação de partida durante o frio: parte do ar comprimido vaza pelos anéis dos pistões. Isso acontece em grandes altitudes, quando o ar menos denso produz menor temperatura na fase final de compressão.
A solução para esse problema está em uma resistência elétrica para partida a frio, que é responsável por aquecer o combustível antes de ser injetado no cilindro.
Vantagens do motor a diesel
Baixo consumo: por possuir uma taxa de compressão muito maior do que a de um motor a gasolina, automóveis que utilizam o diesel como combustível percorrem mais quilômetros consumindo menos combustível.
Durabilidade: o motor a diesel tem uma vida mais longa pelo fato de ser pouco queimado por quilometragem. Nesse ponto, é importante ter cuidados, pois quando o diesel é armazenado por longos períodos, existe a possibilidade de se degradar por fatores orgânicos.
Sujeira no combustível: Quanto mais tempo parado, mais o diesel desenvolve micro-organismos que favorecem a sua decomposição. Os micróbios geram sujeira, fungos, bactérias, acúmulo de água e borras, elementos causadores de estragos e prejuízos no motor.
Limpeza única: ao armazenar o diesel é recomendado uma avaliação periódica. Ao sinal de qualquer anormalidade, deve ser feita uma limpeza específica, troca do produto e, dependendo do caso, dos equipamentos que compõem a sua estrutura. Afinal, um ponto de destaque é que a limpeza não deve ser realizada com água, mas sim com o próprio óleo.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características do motor a diesel, saiba que pode contar com a Welp na hora de escolher o diesel para sua frota.
Estamos há mais de 18 anos no mercado entregando qualidade em forma de combustível, oferecendo soluções rápidas e inteligentes aos nossos parceiros e clientes. Entre em contato e solicite o seu orçamento, afinal, o seu sucesso é o nosso combustível.