O sistema de lubrificação do motor é o maior responsável por manter as partes móveis do motor lubrificadas, evitando atrito e desgaste em excesso. Na maioria das vezes, esse sistema consiste em um filtro de óleo, uma bomba de óleo, mangueiras e válvulas de lubrificação e um cárter para armazenar o óleo, componentes que iremos conhecer no texto de hoje, acompanhe a leitura.
É importante manter o nível de óleo no nível correto e trocar o óleo regularmente para garantir que o sistema de lubrificação do motor esteja funcionando corretamente.
Funções dos principais componentes
No início do texto citamos os principais componentes do sistema de lubrificação do motor, agora é hora de conhecê-los:
- Filtro de óleo: responsável por remover as impurezas do óleo, o que garante que ele esteja limpo e livre de sujeira antes de ser enviado para as partes móveis do motor;
- Bomba de óleo: movimenta o óleo através do motor e o distribui para as partes móveis;
- Mangueiras e válvulas de lubrificação: esses componentes transportam o óleo para os diferentes peças do motor, além disso, controlam o fluxo de óleo;
- Cárter: localizado na parte mais inferior do motor, responsável pelo armazenamento do óleo, contribuindo para fornecer uma reserva para o sistema de lubrificação;
- Válvula de alívio de pressão: libera pressão excessiva no sistema de lubrificação;
- Sensor de nível de óleo: monitora o nível de óleo no cárter e envia informações para o sistema de gerenciamento do motor;
- Válvula de retenção de óleo: impede o vazamento de óleo quando o motor está desligado.
Dentre esses componentes, alguns como as válvulas de pressão e fluxo, tubos e conectores também podem ser incluídos como parte de alguns sistemas de lubrificação de motor.
Finalidade do sistema de lubrificação do motor
Compreender o funcionamento dos sistemas de lubrificação do motor pode ser fundamental para que você se atente ao perceber que há algo de errado com o seu veículo.
O óleo se move através do motor, que logo o distribui para as partes móveis, a bomba de óleo é acionada pelo motor e move o óleo através de mangueiras e válvulas de lubrificação para suas diferentes partes. O que permite o óleo chegar até as partes móveis, lubrificando e protegendo contra o atrito e o desgaste.
O óleo passa primeiro pelo filtro de óleo, que é responsável por remover as impurezas e sujeiras antes de chegar ao motor. Nessa fase o óleo passa pelo cárter, que irá armazenar e manter no nível correto enquanto o motor não está em funcionamento.
Quando o motor é acionado, o óleo é bombeado através do sistema e retorna ao cárter, onde ele é resfriado e limpo antes de ser novamente bombeado para as partes móveis do motor.
É importante manter o nível de óleo no nível correto e trocar regularmente, garantindo que o sistema de lubrificação do motor esteja funcionando corretamente.
Agora que você já conhece esse sistema por completo, não deixe de se atentar aos cuidados com o seu veículo, fique sempre atento aos sinais e mantenha a manutenção preventiva e troca de óleo sempre em dia.
Aqui na Welp você encontra diesel da melhor qualidade, mas além do diesel ser de qualidade é preciso que o lubrificante também seja, por isso, indicamos a Três Irmãos, empresa parceira com os melhores óleos lubrificantes do mercado.