Como economizar combustível em uma obra de construção civil?

Nós da Welp sempre publicamos notícias e novidades para informar o melhor para você sobre nossos produtos e segmentos. Confira!

Compartilhe

Quando falamos sobre economia de combustível na construção civil, é preciso considerar que esse setor requer bastante investimento, o que contribui para o elevado custo presente nas obras. Em tempos de alta dos preços dos combustíveis, é importante saber formas de reduzir os custos, mesmo que nos detalhes.

Por esse motivo, é fundamental que a sua empresa tenha uma boa planilha de orçamento de gastos. Esse controle fará você evitar surpresas indesejadas, e ter uma estimativa sobre o valor que será gasto.

Como calcular o consumo de combustível?

Calcular o consumo de combustível é um dos principais pontos na hora de economizar, mesmo que seja apenas uma média, fará toda a diferença na elaboração do orçamento.

Em geral, o padrão utilizado para medir o consumo é em litros por hora trabalhada (l/h). O próprio manual dos equipamentos acompanha os valores ideais, mas se a sua empresa não tiver esse documento, é possível analisar o consumo considerando alguns itens:

  • O combustível utilizado – diesel ou gasolina;
  • A frequência e intensidade com que o maquinário é utilizado;
  • A potência do equipamento;
  • Qualidade do combustível;
  • Qualidade de manuseio do equipamento;
  • Tabela de preços dos combustíveis;

Vale a pena ter um registro de gastos diários?

Elaborar um registro de gastos diários é fundamental para checar se houve variação de consumo e seu motivo. Esses dados serão determinantes para controlar as despesas até a finalização da obra.

É importante ficar atento no gasto médio em cada equipamento em diferentes etapas da obra. Essas informações devem ser anotadas preferencialmente em planilhas, dessa forma será possível obter um cálculo mais preciso.

A manutenção influência nos gastos com combustível

Quando a manutenção do seu equipamento está em dia, há menores chances de estragá-lo, desgastar suas peças, e ter sua eficácia reduzida. Um equipamento em perfeito funcionamento gasta menos e trabalha mais.

Como economizar com o abastecimento de diesel?

Quando se realiza o abastecimento de óleo diesel de dentro da própria obra, nota-se inúmeros benefícios econômicos, de planejamento e até ambientais. 

Ao reduzir o deslocamento e o tempo de abastecimento, é perceptível o ganho de eficiência das máquinas e controle de consumo dos veículos.

Há dois tipos principais de abastecimentos em obra para que você decida qual é o ideal para a sua empresa:

  • Abastecimento Fracionado:  nessa forma de abastecimento os maquinários da obra são abastecidos diretamente pelo caminhão-tanque do TRR. O caminhão com o combustível se locomove até o maquinário da obra para realizar abastecimento. É um modelo preferencialmente utilizado em obras de curta duração e que não exijam altas demandas de combustível.
  • Abastecimento através de instalação de tanque estacionário: muito utilizado em obras de maior duração ou com grande demanda de combustível. Um tanque estacionário é instalado na obra como ponto de abastecimento. O caminhão-tanque realiza a entrega de uma carga fechada e descarrega o diesel em um tanque estacionário. 

Apesar das diferenças, as duas maneiras irão garantir o fornecimento de óleo diesel na obra. Cabe ao gestor ou ao engenheiro chefe analisar qual é a melhor opção.

Qualidade do combustível 

Por último e não menos importante, não deixe de verificar a qualidade do diesel. Trata-se de um fator de grande relevância para o alto consumo de combustível, pois quando adulterado, todo maquinário da obra terá ineficiência.

A Welp está há mais de 18 anos no setor de TRR fornecendo eficiência em forma de diesel, somos especialistas em realizar instalação de pontos de abastecimento e entregas fracionadas com agilidade e qualidade. Opte por um produto seguro na sua construção, estamos disponíveis 24 horas por dia, prontos para te atender. Entre no site, conheça os nossos serviços e solicite um orçamento.

Deixe um Comentário