A escolha do óleo lubrificante de motor deve ser feita de acordo com a especificação do combustível que o propulsor queima. Afinal, cada motor possui determinadas necessidades.
Seguir as recomendações do fabricante
Siga sempre a recomendação feita pelo fabricante, por mais que essa afirmação pareça óbvia, muitas pessoas deixam seu veículo receber qualquer substância, muitas vezes por uma simples indicação de um amigo.
No manual você encontra informações necessárias, como o tipo do óleo lubrificante de motor e as indicações da viscosidade e desempenho ideal. Em geral, o fabricante deixa as informações claras para que facilite a escolha do proprietário.
Os tipos de lubrificantes de motor presentes no mercado
É necessário saber o tipo ideal de lubrificante de motor para escolher fazer uma escolha de acordo com a sua intenção. Existem os lubrificantes dos tipos sintéticos, semissintéticos e minerais.
Sintéticos: se está buscando por melhor desempenho do motor, os sintéticos são a melhor opção, pois consomem menos combustível e geram economia, principalmente quando o veículo é utilizado com frequência.
Minerais: são óleos básicos destilados do petróleo, com menor desempenho e durabilidade, exigindo trocas frequentes. São mais baratos que os sintéticos.
Semissintéticos: têm em sua composição os dois tipos de óleos, com desempenho superior ao óleo mineral com um custo menor em relação ao óleo sintético.
Viscosidade do lubrificante de diesel
Segundo a Sociedade de Engenheiros Automotivos(SAE), o nível de viscosidade do óleo lubrificante de diesel, esclarece que quanto mais viscoso é o óleo, mais tempo ele fica aderido às peças. Óleos mais fluidos tendem a beneficiar a partida do motor e seu funcionamento em baixas temperaturas. Já uma maior viscosidade forma uma película protetora do lubrificante em temperaturas mais elevadas.
O que acontece ao utilizar o lubrificante errado?
Quando o combustível é queimado na câmara de combustão do motor, os gases migram para o cárter e entram em contato com o óleo, que deve ser adequado para cada tipo de gás. Não se deve utilizar um óleo específico para motor diesel num motor a gasolina e vice e versa, pois pode haver prejuízo em suas características e complicações que causam danos ao motor.
Como escolher um fornecedor de confiança
Busque um fornecedor que garanta uma boa procedência, isso fará toda a diferença no desempenho do motor dos veículos da sua frota. Muitas vezes o barato sai caro. Quando você opta por um produto mais barato e sem conhecer a origem, está arriscando o seu negócio e colocando em risco a sua frota.
A Welp está há mais de 18 anos no mercado, prezando por um atendimento de excelência e se destacando entre os TRR’s por garantir agilidade e qualidade. Afinal, o seu sucesso é o nosso combustível.
Entre em contato e solicite o seu orçamento.