A Importância do Petróleo para a Economia Global!

Nós da Welp sempre publicamos notícias e novidades para informar o melhor para você sobre nossos produtos e segmentos. Confira!

Compartilhe

O petróleo é um combustível  fóssil com capacidade de gerar vários 

derivados que são consumidos pela sociedade. Além disso, é uma das fontes energéticas mais utilizadas no mundo.

Ele pode ser considerado uma commodity, já que o seu preço está diretamente interligados às leis globais de oferta e demanda. Ou seja, quanto mais procura e escassez mais caro se torna o barril de petróleo.

QUANDO COMEÇOU A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO?

Acredita-se que a exploração do petróleo tenha começado nos primórdios da civilização.  Povos da Mesopotâmia, da China, além de parte do Oriente Médio e do Egito já utilizavam essa fonte energética de alguma forma.

No século XIX a indústria petrolífera foi criada e em meados de 1859 iniciou a produção de petróleo nos Estados Unidos. Neste contexto, é válido lembrar que o Canadá foi o primeiro país do continente americano em que o petróleo foi encontrado.

É claro que não podemos deixar de citar o histórico do Brasil, onde o petróleo foi encontrado em 1939 e sua exploração foi iniciada dois anos depois, no estado da Bahia.
Em 1960 a Organização dos Países Exportadores de Petróleo(OPEP) foi criada, a intenção dessa organização é fortalecer os países produtores frente ao mercado consumidor. A OPEP atua controlando a oferta e demanda de petróleo, o que traz grandes impactos na economia mundial.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PRODUTORES DE PETRÓLEO DO MUNDO?

Os Estados Unidos são os principais produtores de petróleo do planeta. Logo na sequência do ranking, temos a Arábia Saudita e a Rússia. Quando essas três potências petrolíferas sofrem interrupções ou sanções os preços refletem diretamente na economia de outros países.

Grande parte da inflação de alguns países dependentes da importação do petróleo decorre dos valores do barril. Com o elevado preço para importar, grande parte dos produtos precisam passar por reajustes, ao considerar a entrega, meio utilizado e todo o processo até chegar no consumidor final.

Apesar do Brasil estar entre os 10 maiores produtores, não somos completamente auto suficientes e temos algum grau de dependência da importação de parte do petróleo. 

Este é um dos motivos para a corriqueira elevada alteração não só do preço dos combustíveis, mas também de alguns produtos.

DERIVADOS DO PETRÓLEO

A partir do refinamento são obtidos os derivados do petróleo, pois ele não sai das reservas pronto para ser consumido, precisa passar por processos químicos para obter:

  • Gasolina
  • Gás de petróleo
  • Querosene
  • Nafta
  • Óleo diesel
  • Óleo de combustível

E vários outros derivados que estarão presentes no nosso dia a dia. Por ser uma grande fonte de matéria prima encontramos a partir do seus derivados a formação de plástico, borracha sintética, tintas, adesivos, detergentes, explosivos, produtos farmacêuticos e de cosmética, entre outras muitas aplicações.

IMPORTÂNCIA DO DERIVADO FÓSSIL NA ECONOMIA

Esse combustível revela a sua forte presença no dia a dia da sociedade, o que o torna indispensável. Ademais, nota-se a dependência e preocupação por parte dos maiores produtores em relação ao esgotamento desta fonte energética, uma vez que interfere diretamente no PIB desses países.

Assim, não fica difícil compreender os motivos pelas quais as áreas de posse e extração do petróleo são tão cobiçadas por diversas nações, uma fonte esgotável e não renovável certamente não passaria despercebida.

Deixe um Comentário