Antes de entender o motivo do gerador de energia ser tão importante para o Data Center, é preciso conhecer o que são esses centros de processamento de dados (CPD). Considerados o coração de qualquer empresa, por armazenarem informações sensíveis sobre a companhia.
O data center é capaz de centralizar todas as operações e infraestruturas de TI das empresas e o armazenamento de dados em um ambiente seguro e confidencial.
Os tipos de Data Centers
- Enterprise: esse modelo pode ficar dentro do ambiente da própria organização, com uma infraestrutura própria de Tecnologia da Informação (TI) e um espaço controlado.
- Colocation: é o modelo de instalação de Data Center em espaços compartilhados, em que um proprietário aluga o espaço para vários clientes. É recomendado para companhias que já investiram nesses equipamentos mas que não podem gastar para mantê-los funcionando.
- Hyperscale: é o modelo escolhido por grandes empresas que produzem altos volumes de dados, como Google, Facebook, Amazon, entre outras.
- Edge: voltado para serviços de telecomunicação com Netflix e Spotify, que precisam receber conteúdos de forma instantânea para suprir a alta demanda de usuários.
- Internet: é um modelo baseado na nuvem. É virtual e não necessita da construção de uma infraestrutura própria.
Uma falha no CPD pode gerar milhões de reais em prejuízos e a paralisação das atividades de uma empresa por semanas. Portanto, é essencial que os Centros de Processamento de Dados tenham geradores de energia para garantir o fornecimento mesmo em casos de blackout.
O Data Center deve utilizar gerador de energia para complementar a fonte de alimentação ininterrupta no caso de falta de luz. A fonte tem capacidade de fornecer energia emergencial por até 15 minutos, tempo suficiente para a ativação do gerador de energia.
O uso do gerador de energia nesses locais se tornou essencial desde a crise energética enfrentada pelo Brasil em 2015, que dissipou a queda da atividade econômica. Contudo, hoje em dia com as perspectivas de retomada do aumento do consumo, o receio de novos apagões é algo frequente.
Como escolher um gerador de energia
Planejando o seu Data Center. É preciso considerar o tipo de gerador que será escolhido, o tamanho do equipamento, o combustível que será utilizado pelo gerador e onde será instalado.
O engenheiro responsável pelo data center e o técnico da empresa que venderá o equipamento precisam determinar em conjunto se o gerador será de:
- Emergência: assume a carga apenas quando há falha no fornecimento da concessionária;
- Prime power: funciona regularmente em um horário pré-determinado;
- Contínuo: funcionamento ininterrupto.
O combustível mais comum nos geradores de energia é o diesel. Atualmente no mercado é possível encontrar outras opções.
Para a devida instalação do gerador de energia alguns pontos devem ser levados em consideração como veremos abaixo:
- para instalações em área externa do centro de processamento, desse modo, o local deve ser coberto para proteger os equipamentos de intempéries;
- em áreas internas pode ser necessário isolamento de vibração, abafadores de sons e sistemas exaustores dos gases emitidos pelo gerador.
Caso você e o seu centro de processamento de dados optem por um gerador a diesel, conte com a Welp, são mais de 18 anos entregando agilidade e qualidade em forma de combustível.
Entre em contato e conheça os nossos serviços e produtos.