A usina termelétrica é uma opção viável para gerar energia, mas antes de falar sobre o funcionamento das usinas termelétricas é preciso entender o que é energia termoelétrica.
A energia termoelétrica é a eletricidade gerada por meio da obtenção de calor de uma determinada fonte, que pode ser combustível fóssil, carvão mineral, gás natural ou derivados do petróleo.
O funcionamento de uma usina termelétricas
No Brasil, a usina termelétrica é utilizada desde o final do século XIX, e hoje seu uso é feito de modo estratégico, para suprir as demandas de energia nos períodos de seca. Em julho de 2021, o Brasil registrou um recorde na geração de energia por usinas termelétricas segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O processo se inicia com a queima de um determinado combustível para a geração de calor. O calor gera o aquecimento de uma caldeira com água líquida, que gradativamente é convertida em vapor d’água.
O vapor irá acionar as turbinas que movimentam os geradores que fazem a conversão da energia cinética em energia elétrica. Por fim, a energia elétrica é direcionada para as torres de transmissão para serem distribuídas ao consumidor final.
Após a conversão, o vapor d’água é conduzido para um condensador, dispositivo onde a água retorna para o estado líquido, com o auxílio de uma bomba é direcionada novamente à caldeira e o ciclo se repete. Todo esse processo é realizado dentro das usinas termelétricas.
Vantagens e desvantagens da usina termelétrica
A usina termelétrica possui várias vantagens, como:
- Flexibilidade na operação, que pode ser iniciada e interrompida de acordo com a disponibilidade do combustível que são bem variados como carvão, óleo combustível, diesel, gás natural e biomassa;
- A queima dos produtos gera bastante energia. Um quilograma de carvão contém cerca de 30 megajoules de energia, equivalente a milhares de baterias de 1,5 volts;
- Geração de energia em áreas desprovidas de outras fontes, como ventos, marés e até mesmo água, devido às condições climáticas ou à ausência de rios com potencial hidrelétrico;
Essa fonte energética também possui algumas desvantagens:
- Os combustíveis fósseis são as principais fontes utilizadas para a geração de energia termoelétrica. Entretanto, eles não são fontes renováveis de energia, o que significa que não estão disponíveis infinitamente na natureza.
- Outro ponto de desvantagem do uso das termelétricas é o seu elevado custo de instalação em comparação a outras fontes e ao preço com que essa eletricidade chega ao consumidor final.
Análise do futuro das usinas termelétricas
Fazer uma análise sobre as usinas termelétricas e conhecer as possibilidade de futuros investimentos. Incluir a usina termelétrica na base do sistema energético brasileiro contribui para o aumento de segurança no abastecimento e redução dos custos da energia.
A energia térmica é uma opção interessante para fortalecer as fontes energéticas brasileiras em períodos de elevada demanda e quando as condições climáticas interferem na geração de energia eólica, solar ou hídrica, como nos períodos de seca.
O Relatório de pesquisa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) referente ao desempenho de usinas termelétricas no Brasil mostrou que ainda há espaço para melhoria de desempenho e crescimento desse mercado.