Não é novidade que o preço do diesel e de outros combustíveis aumentam mais a cada dia, mas você sabe quais são os fatores que influenciam na hora desses preços serem formalizados?
O aumento da demanda em relação ao mercado internacional, é um dos fatores que influenciam no preço do diesel final. Outro ponto, é a insuficiência produtiva a nível nacional e internacional junto à lei da oferta e demanda.
O que interfere no preço do diesel?
É inegável que o mercado internacional interfere no valor dos combustíveis, e consequentemente, no preço do diesel. Por sermos insuficientes na refinaria de petróleo, há necessidade de importação, ou seja, o valor do dólar influencia no valor do barril, o que deixa o preço do produto em constante flutuação.
A baixa produção global é a principal interferência na alta desses valores, pois acontece no momento em que o consumo global voltou a crescer.
Como o preço do diesel é formado?
O preço do diesel e da gasolina é formado por uma soma de fatores, como preço do combustível ao sair da refinaria, impostos e o valor da comercialização.
Pós refinaria:
Quando um valor é pago pelas distribuidoras para a Petrobras, no momento em que o combustível sai da refinaria, estão inclusos os custos de produção e lucros da empresa.
A gasolina e o diesel comercializados por postos e transportadores revendedores retalhistas(TRR) não são os mesmos que a Petrobras vende às distribuidoras, pois antes de chegar aos postos, o etanol e o biodiesel são adicionados à fórmula.
Nessa etapa, o valor adicionado é pago pelas distribuidoras pelas substâncias.
Impostos:
Os impostos que fazem parte do valor do preço do diesel e de outros combustíveis são: ICMS, CIDE e PIS PASEP e COFINS. Conheça como funciona cada um!
- ICMS: imposto recolhido pelos estados, referente à circulação de mercadorias e prestação de serviços;
- CIDE: imposto de competência da União, criado para assegurar recursos para investimento em infraestrutura de transporte, projetos ambientais relacionados à indústria do petróleo e do gás e subsídios;
- PIS PASEP e COFINS: impostos referentes ao pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.
Valor da comercialização:
Esse valor é dado pelos postos e TRR’s, para que seja feita a distribuição ao consumidor final.
Consequências do aumento do preço do diesel e de outros combustíveis
Um dos maiores desdobramentos do aumento do preço do diesel e de outros combustíveis é o aumento da inflação de diversos produtos, o que aumenta o custo de vida do consumidor. Esse valor não interfere apenas nos produtos que possuem maior necessidade de diesel, mas em toda cadeia produtiva. O aumento do preço do diesel reflete no transporte e consequentemente no produto transportado que muitas vezes é o alimento que chega à mesa do consumidor.
O nosso blog de hoje trouxe mais informações sobre como são formados os preços do petróleo e a influência deles sobre o comércio, a fim de que você possa compreender o produto que está adquirindo e os motivos que levam à oscilação de preço. Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe.