Antes de contarmos um pouco da história do motor diesel, é preciso conhecer um pouco mais sobre o óleo diesel, um dos protagonistas dessa trajetória. Nesse artigo iremos apresentar algumas características e utilizações desse combustível tão precioso.
CARACTERÍSTICAS DO DIESEL
O óleo diesel é um combustível de aspecto oleoso obtido a partir do refinamento do petróleo, sendo um dos seus mais abundantes derivados. Em linhas gerais, o diesel possui um aspecto límpido, sem resíduos sólidos, é inflamável e possui um cheiro característico.
Outro ponto é que em 2005, com a aprovação da Lei n° 11.097, o governo brasileiro introduziu o biodiesel na matriz energética nacional. Portanto, todo diesel veicular comercializado ao consumidor final deve conter biodiesel, apenas a mistura entre diesel A (100% mineral) e biodiesel puro pode ser vendida.
Os níveis de enxofre são características importantes quando falamos de óleo diesel. Desde 2011, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e biocombustíveis (ANP), classifica os combustíveis como:
- S10: diesel com 10mg de enxofre por kg de óleo;
- S50: diesel com 50mg de enxofre por kg de óleo;
- S500: diesel com 500mg de enxofre por kg de óleo;
- S1800: diesel com 1800mg de enxofre por kg de óleo.
UTILIZAÇÕES
As principais utilizações do óleo diesel se encontram nos setores rodoviários, principalmente no transporte de cargas e motores de caminhões, além de indústrias e de pequenas embarcações.
Agora que já falamos um pouco sobre um dos mais importantes derivados do petróleo, é o momento de conhecer a história do motor a diesel.
QUANDO FOI CRIADO O MOTOR A DIESEL?
A história do motor a diesel começa quando o primeiro modelo do motor a diesel foi criado, no fim do século XIX, por Rudolf Diesel, em Augsburg, Alemanha. Até hoje esse tipo motor se destaca pela economia de combustível. Historicamente, no período em que o motor a diesel foi criado, combustível utilizado até então era o óleo de amendoim, um tipo de biocombustível.
Os primeiros motores diesel funcionavam com petróleo filtrado, óleos vegetais e óleos de peixe. Nos anos 70 e 80 houve um declínio no interesse dos óleos vegetais e o baixo custo dos derivados de petróleo foi um fator importante para a utilização de seus derivados na indústria.
Após a morte de Rudolf Diesel, em 1913, a indústria petrolífera criou um tipo de óleo denominado “Óleo Diesel”, que, por ser mais barato que os demais combustíveis, passou a ser extremamente utilizado.
O princípio básico que levou à sua invenção, foi o da criação de um motor que funcionasse com óleo vegetal e que pudesse ajudar no desenvolvimento da agricultura dos diferentes países.
INOVAÇÕES DO MOTOR A DIESEL
A Rússia criou em 1903 o primeiro navio petroleiro impulsionado pelo motor a diesel, que se tornou comum no campo da propulsão naval.
Já em 1912, a Suíça desenvolveu a primeira locomotiva a diesel. O primeiro trator e o primeiro caminhão a diesel surgem respectivamente em 1922 e 1923, na Alemanha. Na década seguinte, também aparecem os primeiros veículos leves movidos a diesel, incentivando a produção em série e o mercado deste combustível.
Atualmente, no Brasil, o diesel utilizado no motor a diesel possui 12% de biodiesel, a fim de obter-se uma produção renovável e limpa.
O motor diesel foi uma importante invenção que mudou a história da humanidade, e contribuiu para o desenvolvimento de grandes potências no período pós-guerra.
Welp está há mais de 18 anos trazendo qualidade através do óleo diesel, buscamos evoluir e inovar a cada dia, para oferecer o melhor a você e a sua empresa. Se você ainda não é um cliente Welp, entre em contato e faça parte.