Não é novidade que o combustível é uma fonte energética indispensável para manter o funcionamento de veículos, além de diversos motores de equipamentos como geradores e máquinas. Assim, torna-se essencial o controle periódico do tanque de combustível.
Esta importância, não se restringe à averiguação do volume disponível de combustível a fim de evitar que ele acabe durante a realização de atividades necessárias.
Tão importante quanto, são as formas de analisar se há vazamentos que irão contaminar o ambiente, danificar outros produtos ou ainda se a temperatura está adequada.
Qual a importância de medir o tanque de combustível?
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP) a variação máxima em um tanque de combustível não deve ultrapassar 0,6%, pois há grande risco de vazamentos.
Esses vazamentos podem contaminar os lençóis freáticos, a descontaminação é um processo caro e que demanda tempo.
Apesar de ser possível verificar o volume pelo tanque, a medição se torna necessária devido aos fatores de diferença entre a quantidade real e a registrada, como por exemplo a evaporação, presença de água no tanque, bombas e aparelhos descalibrados.
Como deve ser feita a medição do tanque?
Bom, agora que você já sabe a importância de medir o tanque de combustível, é hora de compreender como essa medição deve ser feita.
Antes, aliás, é preciso saber a capacidade máxima do tanque que está presente no seu estabelecimento. Essa informação é imprescindível para realizar o controle correto do produto.
A medição pode ser feita de forma tradicional, pneumática e eletrônica.
A forma tradicional, apesar de não ser a mais utilizada, será bastante útil caso ocorra algum imprevisto, visto que utiliza equipamentos simples, que são: vareta, régua, caneta, trena ou fita métrica.
A vareta deve ser maior que o tanque e será dividida em 4 partes iguais ¾ , ½ e ¼ . Logo após é hora de mergulhar a vareta no tanque de combustível e verificar até onde ficou marcada.
É válido destacar que o resultado nem sempre é fielmente igual. Ou seja, pode variar um pouco para mais ou para menos. Para obter resultados precisos é necessário o uso de ferramentas tecnológicas.
Medição pneumática
Esse sistema já está em obsolescência, mas ainda sim é encontrado no mercado, antes da medição automática ele era um dos mais utilizados.
Medição automática ou eletrônica
Uma das mais utilizadas, oferece informações precisas, que aumentam a garantia do volume real do tanque e evita assim erros humanos e perdas de material. Além disso, os relatórios são gerados em tempo real, o que permite a participação ativa dos processos e evita danos maiores.
Por que contar com a Welp durante o processo?
Além de fornecer um combustível de qualidade e que irá aumentar a eficiência da sua empresa, você pode contar com a Welp em cada etapa do processo, executamos a instalação, a manutenção e a retirada quando solicitada; gerando praticidade, controle e economia. Tudo de acordo com as mais rigorosas normas de segurança… Um dos nossos grandes diferenciais está em uma entrega ágil e segura, independente de onde e em qual horário esteja, pois estamos abertos 24 horas dispostos a fazer o melhor.
Ao contratar a Welp você recebe o combustível e ele será medido e averiguado, você receberá a indicação para fazer isso de forma frequente ou se preferir oferecemos o serviço de manutenção disposta a te atender.