Antes de falar sobre a contaminação do sistema de lubrificação, é preciso conhecer suas funções básicas. O sistema de lubrificação é responsável por reduzir o atrito entre as peças móveis de máquinas e equipamentos, e garantir o seu bom funcionamento. O sistema de lubrificação evita desgaste excessivo, falhas e danos no motor. Além do óleo ou graxa, o é composto por filtros, radiadores e termostatos, que são essenciais para manter o lubrificante limpo, resfriado e na temperatura correta.
Sistema de Lubrificação Contaminado
A contaminação do sistema de lubrificação pode ser causada por partículas estranhas, de diversas maneiras. Elas prejudicam a eficácia do lubrificante e reduzem a vida útil dos componentes da máquina. Abaixo, alguns dos principais causas de contaminação do sistema de lubrificação:
- Contaminação externa: a contaminação do sistema de lubrificação pode ocorrer quando poeira, sujeira e detritos, penetram no sistema de lubrificação via vedação inadequada ou durante a manutenção;
- Desgaste interno: partículas finas de metal ou outros materiais podem se soltar dos componentes da máquina devido ao desgaste e acabar no sistema de lubrificação;
- Oxidação: o lubrificante pode se oxidar devido à exposição ao ar ou ao calor. Dessa forma, se formam depósitos de lodo que podem obstruir os dutos de lubrificação e reduzir a eficácia do lubrificante;
- Água: a água pode entrar no sistema de lubrificação devido à condensação ou vazamentos, o que pode levar à formação de depósitos de lodo e à corrosão de componentes metálicos.
Para reduzir os riscos de contaminação, é importante manter os filtros, vedações e conexões em boas condições, trocar o lubrificante regularmente e selecionar o tipo certo de lubrificante e sua viscosidade adequada. Busque a Três Irmãos, nosso parceiro confiável para escolher o lubrificante ideal e proteger seu sistema de lubrificação.
Tipos de Sistemas de Lubrificação
Existem dois tipos principais de sistema de lubrificação: por óleo e por graxa.
Na lubrificação por óleo, um reservatório de óleo é bombeado para as partes móveis da máquina por um sistema de dutos e mangueiras, geralmente usando uma bomba de óleo.
Enquanto que na lubrificação por graxa a aplicação ocorre manualmente nas partes móveis da máquina por meio de uma pistola de graxa.
Escolhendo o Sistema de Lubrificação
Não existe um sistema de lubrificação melhor que o outro. A escolha depende do tipo de máquina e condições de operação do equipamento em questão. Cada tipo de lubrificação tem suas vantagens e desvantagens.
Em sistemas que operam em alta velocidade, temperaturas altas e cargas pesadas, como motores de combustão interna, turbinas, compressores e caixas de engrenagens industriais optem pela lubrificação por óleo. Pois, além de fornecer uma melhor dissipação de calor, possibilita que a camada de lubrificante seja mais uniforme e consistente do que a lubrificação por graxa.
Já a lubrificação por graxa é mais indicada para equipamentos operando em condições mais leves ou sujeitos a vibrações ou choques, como rolamentos, articulações e engrenagens abertas. Ela é mais simples e menos propensa a vazamentos do que a lubrificação por óleo, o que pode ser vantajoso em ambientes sujos ou úmidos.