Os geradores a diesel proporcionam mais comodidade e segurança em empresas, eventos, hotéis, condomínios e outros locais. No entanto, para serem instalados corretamente e legalmente, é necessária uma avaliação sobre o que a legislação aborda em relação a esse equipamento. Pensando nisso, a Welp Combustíveis trouxe esse assunto para que não ocorram imprevistos ao instalar um gerador.
Os geradores a diesel e a legislação
A legislação brasileira estabelece normas para o uso de geradores a diesel, incluindo requisitos para emissões, ruído e segurança. As regulamentações para emissões geralmente seguem os padrões internacionais, como as normas da Organização Internacional de Padrões (ISO) e da União Europeia.
Outro ponto é que existem regulamentos específicos para o uso de geradores a diesel em áreas urbanas devido à poluição do ar.
Os geradores a diesel proporcionam mais comodidade e segurança em empresas, eventos, hotéis, condomínios e outros locais. No entanto, para serem instalados corretamente e legalmente, é necessária uma avaliação sobre o que a legislação aborda em relação a esse equipamento. Pensando nisso, a Welp Combustíveis trouxe esse assunto para que não ocorram imprevistos ao instalar um gerador.
A importância de conhecer a legislação
É importante saber sobre a legislação dos geradores a diesel por várias razões. Quase todos os negócios estão atrelados a uma lei, norma ou decreto que regulamenta aquela atividade, para diminuir possíveis conflitos, imprevistos e acidentes que possam surgir.
Algumas normas influenciam diretamente na performance do gerador, visto que foram feitas para explorar a máxima potência do equipamento. Veja os principais motivos:
- Segurança: as regulamentações incluem requisitos de segurança para garantir que os geradores a diesel sejam operados de forma segura e evitem acidentes;
- Meio ambiente: normas para emissões e ruído visam proteger o meio ambiente e minimizar os impactos da fumaça do ar e do som;
- Cumprimento dos regulamentos: ao cumprir os regulamentos, a sua empresa evita multas e/ou penalidades;
- Obtenção de licenças: algumas regiões necessitam de licenças ou permissões para que os geradores a diesel possam ser operados. Ao conhecer as regulamentações, fica mais fácil garantir que os requisitos sejam cumpridos e que as licenças sejam obtidas;
- Responsabilidade: conhecer as regulamentações ajuda os operadores a entender as responsabilidades necessárias.
Instituições responsáveis pela legislação
Quando falamos sobre as instituições responsáveis pela fiscalização da legislação dos geradores a diesel, é preciso lembrar que elas variam conforme o país ou região. No Brasil, temos os seguintes órgãos:
- Ministério do Meio Ambiente (MMA): a instituição é responsável por implementar e fiscalizar a política nacional de meio ambiente, que inclui as regulamentações sobre a emissão de poluentes por geradores a diesel;
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): garante a qualidade e segurança dos produtos e equipamentos que afetam a saúde humana. Nesse caso, os geradores a diesel estão inclusos;
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): é responsável pela fiscalização e conservação dos recursos naturais, incluindo a emissão de licenças e autorizações para geradores a diesel;
- Órgãos estaduais e municipais de meio ambiente e saúde: cada estado e município do Brasil possui seus próprios órgãos de meio ambiente e saúde. Eles são responsáveis por fiscalizar e implementar as regulamentações sobre geradores a diesel dentro de suas jurisdições.
Agora que você já conhece a legislação referente aos geradores a diesel, é hora de investir em um combustível de qualidade para obter uma melhor performance e cumprir com todos os requisitos. Para isso, conte com a Welp, são quase 20 anos de mercado, entregando qualidade em forma de diesel.
Entre em contato com nossa equipe e solicite seu orçamento, estamos disponíveis 24 horas, 7 dias da semana.