Como gerenciar uma frota de caminhão

Nós da Welp sempre publicamos notícias e novidades para informar o melhor para você sobre nossos produtos e segmentos. Confira!

Compartilhe

Quando se fala em uma boa gestão de frota de caminhão é preciso levar em consideração alguns fatores. Por não ser uma tarefa fácil, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a cumpri-la de forma efetiva. As dicas incluem o lado humano do seu negócio, que envolvem como tratar com motoristas, e também aspectos técnicos, como questões financeiras, tecnologia utilizada e o combustível que vai ser consumido.

Motorista

Os motoristas da frota são profissionais de extrema importância para o seu negócio, por isso é importante escolher e treiná-los muito bem. Eles são um dos principais ativos da sua empresa para conduzir uma boa gestão de frota de caminhões.

A eficiência de uma boa gestão de frotas de caminhões passa por esses profissionais porque eles configuram a ponta do processo logístico e lidam de forma direta com os veículos e com o percurso da frota de caminhões. Os motoristas devem ser analisados como parte do processo de gestão de frotas, e devem ser ouvidos antes da tomada de decisões. Quanto mais capacitados e experientes forem os motoristas da frota, melhor será o desempenho das máquinas. 

Investir em treinamentos de motoristas não deve ser visto como um custo, mas como uma necessidade. Esta é uma demanda comum nas empresas de transporte que executam uma boa gestão de frotas de caminhões. 

Com o surgimento de novas tecnologias no mercado automobilístico, os caminhões estão cada dia mais sofisticados e tecnológicos. Com isso, não adianta  tanta tecnologia e informatização se as informações apresentadas não otimizarem o trabalho do motorista. Portanto, é preciso que ele compreenda os novos dispositivos e saiba utilizá-los.

Outro ponto de extrema importância é o fator de segurança. Os motoristas devem ser orientados a seguir as normas da empresa e a legislação de trânsito e as que se referem aos transportes. É necessário que a empresa estimule a condução segura, com foco na segurança do profissional e da carga, fiscalizando o cumprimento da jornada de trabalho, que jamais deve ser excedida.

Manutenção frequente da frota de caminhões

A manutenção dos veículos não pode ser ignorada, pois faz parte da boa gestão de frotas de caminhões. Dessa maneira, é preciso monitorar cada ponto que envolve a manutenção da frota.

Essa atividade deve fazer parte da rotina do gestor para evitar problemas  e que os caminhões apresentem problemas durante uma viagem. Problemas de manutenção geram prejuízos e gastos imprevistos, o que contribui para uma má gestão de frotas de caminhões.

Veículos em boas condições oferecem mais segurança e economia nos transportes. Com caminhões bem conservados e com manutenção em dia, é possível reduzir o consumo de combustíveis e os gastos com manutenções corretivas. Assim, para prolongar a vida útil dos caminhões é preciso fazer a manutenção com foco em  evitar a substituição precoce de peças e do próprio caminhão.

Combustíveis

Realize o abastecimento da sua frota com fornecedores de confiança, afinal, um combustível de baixa qualidade pode danificar as peças e o motor, gerando um elevado custo. Uma opção é possuir um ponto de abastecimento interno, assim você garante o diesel por um valor mais baixo e tem certeza da procedência do produto utilizado.

A Welp é especialista em instalação e manutenção de pontos de abastecimento. Além disso, estamos há mais de 18 anos no mercado entregando qualidade e agilidade aos nossos parceiros e clientes. Afinal o seu sucesso é o nosso combustível. Entre em contato e solicite o seu orçamento!

Deixe um Comentário