Antes de falarmos sobre as diferenças entre o motor a diesel e a gasolina, é importante ressaltar que no Brasil, os únicos veículos autorizados a trafegarem com motor a diesel são os que possuem capacidade de transporte superior a mil quilos.
Por conta disso, caminhões, ônibus e alguns modelos de picapes que encontramos nas vias públicas são movidos a óleo diesel, enquanto os automóveis de passeio em sua grande maioria utilizam o motor a gasolina, álcool ou etanol para se locomoverem.
Mas afinal, quais são as diferenças entre o motor a diesel e a gasolina e quais as vantagens e desvantagens de cada um?
O motor a diesel
É importante frisar que o motor a diesel funciona por combustão interna, compressão e escape:
A combustão interna acontece a partir da reação química entre a mistura de óleo e do oxigênio presente no ar. Apesar de sua criação ter ocorrido há muitos anos, até hoje esse tipo de motor se destaca pela simplicidade de seu funcionamento. A saber o motor a diesel não necessita de velas de ignição.
A queima do óleo diesel que permite ao motor exercer a sua função, acontece por meio da compressão, que acontece no interior da câmara de combustão. Essa compressão é a pressão exercida sobre o combustível.
Ciclo de funcionamento de um motor a diesel
- Primeiro: realiza a aspiração do ar para dentro do cilindro.
- Segundo: inicia a compressão e a temperatura dentro do cilindro aumenta devido à diminuição do volume.
- Terceiro: o óleo diesel é pulverizado pelo ejetor em gotículas, causando a mistura com o ar quente, originando a combustão.
- Quarto: Final do ciclo, que se encerra com a fase de escape, momento em que os gases de combustão são expulsos do cilindro.
Agora que você sabe como funciona o motor a diesel, vamos conhecer o funcionamento do motor a gasolina
O motor a gasolina
O motor a gasolina, assim como o motor a diesel, cumpre os quatro tempos presentes no motor a diesel. Os motores a gasolina foram desenvolvidos a partir do motor a diesel, ou seja, sua criação foi inspirada neste tipo de motor e seu funcionamento também é realizado em quatro fases:
- Primeiro: o pistão é forçado a fazer um movimento para baixo, fazendo com que a válvula se abra e entre no cilindro. Uma mistura de ar com combustível;
- Segundo: ao se fechar a válvula comprime a mistura dentro do cilindro;
- Terceiro: ao atingir o grau máximo de compressão é produzida uma faísca , fazendo com que a ignição aconteça;
- Quarto: a faísca gera combustão, que produz gases que se expandem rapidamente, fazendo com que o pistão se desloque.. Essa força faz as engrenagens girarem e o automóvel toma partida.
A diferença entre o processo do motor a gasolina e o funcionamento do motor a diesel está no terceiro tempo: a diferença principal está em como eles geram energia. Contudo, nós preparamos um tópico com pontos relevantes sobre a diferença desses motores.
Principais diferenças entre os dois tipos de motores:
Aqui trouxemos 3 principais pontos de diferença entre os motores a diesel e gasolina.
Rendimento – uma das maiores vantagens dos veículos com motor a diesel é que eles podem fazer até 25 quilômetros por litro, o que não acontece com veículos do mesmo porte movidos a gasolina.
Preço e manutenção do motor – a desvantagem do motor a diesel quando comparado com o motor a gasolina, é que sua fabricação envolve maior tecnologia, o que aumenta o custo para o comprador final. Em resumo é um motor com maior durabilidade.
Velocidade – veículos que possuem motor a gasolina atingem maiores velocidades.
Esses são os pontos de maior relevância entre o motor a diesel e o motor a gasolina. Ademais, lembre-se de contar com a Welp na hora de escolher o diesel para o seu veículo. Estamos há mais de 18 anos no mercado garantindo qualidade em forma de combustível.
Entre em contato e solicite o seu orçamento.