Cuidados com o óleo diesel no inverno

Nós da Welp sempre publicamos notícias e novidades para informar o melhor para você sobre nossos produtos e segmentos. Confira!

Compartilhe

Durante o inverno é necessário que o diesel seja monitorado para ajudar a evitar problemas de solidificação. Em temperaturas baixas, o congelamento do diesel leva a diversos problemas de performance do motor, como entupimentos e falha na ignição.

Os problemas do diesel no inverno

O congelamento do diesel acontece por ele conter cera de parafina, material que melhora sua viscosidade e lubrificação. Contudo, essa lubrificação não é tão eficaz quando a cera engrossa com a queda de temperatura, causando sua solidificação .

Em temperaturas normais, a cera é uma forma líquida oleosa no combustível. De modo que, quando a temperatura externa cai, a cera de parafina começa a apresentar um aspecto gelatinoso e se transforma em uma mistura turva, causando o congelamento do diesel.

O congelamento parcial ou total, pode causar problemas de funcionamento do motor do veículo ou equipamento. O diesel pode sofrer este resfriamento no tanque, nas tubulações ou até mesmo no filtro, prejudicando o desempenho das partes móveis, causando outros danos:

  • Dificuldade para a combustão acontecer;
  • Fluidez do óleo diesel prejuidicada;
  • Entupimento dos filtros;
  • Dificuldades e falhas na ignição;
  • Perda da potência do motor;
  • Parada total do motor em casos específicos.

Congelamento do Diesel

A composição química é uma das principais causas de congelamento do diesel. O combustível utilizado para os veículos e maquinários em geral, possuem 12% de biodiesel em sua composição. A escolha dessa composição é feita em suma para que haja menor impacto negativo no meio ambiente. Contudo, isso  deixa o combustível propício para se solidificar.

A queda da temperatura faz os ésteres graxos saturados presentes no biodiesel cristalizarem, pois assim como os hidrocarbonetos saturados presentes no diesel. A solidificação ou o congelamento do diesel dificulta a fluidez do óleo, que pode levar a entupimentos dos filtros, falha na ignição, perda da potência do motor, até mesmo a parada total.

Por esse motivo, é  importante comprar óleo diesel de qualidade e ficar atento ao manuseio e ao armazenamento.

Cuidados com o diesel em baixas temperaturas

A primeira maneira de evitar a solidificação do seu combustível é  escolher um óleo diesel de qualidade. Pois, com pureza e fluidez um bom combustível apresenta menor índice de congelamento no tanque e pode ser neutralizado de acordo com que o motor seja acionado e esquente.

Outra forma é realizar manutenções preventivas no veículo ou equipamento, isso, permite que o motor funcione melhor mesmo sob baixas temperaturas, diminuindo a perda de desempenho, mesmo  estando frio, até que o combustível seja consumido de forma correta.

Prezar pela troca ou limpeza do filtro de combustível antes do inverno, é uma ótima opção, você pode evitar problemas graves. Dessa forma, o risco de que os contaminantes acumulados no filtro sejam cobertos com gotas de água congeladas é amenizado.

Conte com a Welp para adquirir diesel e serviços com segurança. Estamos há mais de 18 anos entregando combustível em forma de qualidade, prezando pelo desenvolvimento e evolução da sua empresa. Afinal, o seu sucesso é o nosso combustível. Entre em contato e realize o seu orçamento.

Deixe um Comentário